March 7, 2024

Dados Económicos

Turismo do Centro de Portugal cresce 11,9% em 2023

Os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística revelam um desempenho excecional do Centro de Portugal no setor turístico em 2023. Com um aumento significativo no número de dormidas e hóspedes, bem como na taxa de ocupação, a região destacou-se tanto a nível nacional como internacional. Os proveitos totais também apresentaram um crescimento notável, ultrapassando os valores de anos anteriores. Estes resultados refletem o sucesso do Centro de Portugal como destino turístico de excelência, fruto do empenho dos empresários e parceiros locais em promover e diversificar a oferta turística da região.

Os dados do INE mostram que o Centro de Portugal recebeu quase 8 milhões de dormidas nos alojamentos turísticos entre janeiro e dezembro de 2023 – mais concretamente, 7.965.898. Este valor, nunca antes alcançado pela região, representa um aumento significativo de 11,6% em comparação com 2019, que era o ano de referência na atividade turística no Centro de Portugal. Se compararmos com 2022, a subida é ainda mais impressionante, na ordem dos 11,9%.

Este grande acréscimo de dormidas em 2023 na região verificou-se tanto nas dormidas dos visitantes nacionais como dos que chegaram de fora do país. As dormidas de residentes em Portugal subiram de forma expressiva: tinham sido 4.016.888 em 2019 e os números preliminares de 2023 apontam para 4.663.421. Uma subida de 16,1%, que mostra que o território do Centro de Portugal atrai cada vez mais visitantes de outras regiões nacionais.

Ao mesmo tempo, as dormidas de visitantes internacionais continuaram a aumentar. Os números preliminares de 2023 indicam um aumento de 5,9%, em relação a 2019, totalizando 3.302.477 dormidas.

Acresce que os números hoje revelados podem ser revistos em alta, quando os dados preliminares do INE se tornarem definitos, em julho.

Fonte:

Turismo do Centro de Portugal

March 7, 2024

Formação Profissional

Curso de Turismo Étnico

O curso de Turismo Étnico oferecido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril tem como objetivo sensibilizar os profissionais do setor para a valorização da riqueza cultural e das experiências diferenciadoras proporcionadas por essa vertente do turismo. Com uma duração de 15 horas, em formato à distância e de participação gratuita, o curso aborda conceitos fundamentais como autenticidade, commodification, minorias étnicas, exotismo cultural e novas experiências turísticas. Destinado a profissionais do setor do turismo, a formação ocorre entre os dias 7 e 28 de março de 2024, das 14h00 às 17h00, sendo necessário uma presença mínima de 90% para obtenção do certificado. Para mais detalhes e inscrições, é possível contactar através do e-mail sofia.albuquerque@escolas.turismodeportugal.pt.

Enquadramento

A necessidade de identificar as nuances do turismo étnico, permite aos profissionais do setor promover práticas que respeitem e valorizem as diversas tradições culturais que refletem a identidade de determinados territórios.

Objetivos

  • Sensibilizar para a valorização da riqueza cultural e das experiências diferenciadoras proporcionadas pelo turismo étnico.

Destinatários

Profissionais do setor do turismo.

Conteúdos

  • Turismo étnico: conceito;
  • Desenvolvimento: “authenticity and commodification”;
  • Minorias étnicas;
  • Turistas e exotismo cultural;
  • Novas experiências de turismo.

Outros

Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação.

Fonte:

Turismo de Portugal – Academia Digital