FIGUEIRA DA FOZ
A Turismo Centro de Portugal apresentou hoje o “Guia das Estações Náuticas do Centro de Portugal”, uma publicação de 40 páginas que resulta de uma colaboração com o Boa Cama Boa Mesa, plataforma de comunicação do Grupo Impresa. O Guia vai ser oferecido na próxima sexta-feira, encartado no jornal Expresso.
O guia, com 40 páginas, dá a conhecer as principais infraestruturas ligadas às atividades náuticas das 11 Estações Náuticas (EN) certificadas na região, sugerindo também visitas e experiências que se podem usufruir nestes locais e nas zonas envolventes.
Os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística revelam um desempenho excecional do Centro de Portugal no setor turístico em 2023. Com um aumento significativo no número de dormidas e hóspedes, bem como na taxa de ocupação, a região destacou-se tanto a nível nacional como internacional. Os proveitos totais também apresentaram um crescimento notável, ultrapassando os valores de anos anteriores. Estes resultados refletem o sucesso do Centro de Portugal como destino turístico de excelência, fruto do empenho dos empresários e parceiros locais em promover e diversificar a oferta turística da região.
Os dados do INE mostram que o Centro de Portugal recebeu quase 8 milhões de dormidas nos alojamentos turísticos entre janeiro e dezembro de 2023 – mais concretamente, 7.965.898. Este valor, nunca antes alcançado pela região, representa um aumento significativo de 11,6% em comparação com 2019, que era o ano de referência na atividade turística no Centro de Portugal. Se compararmos com 2022, a subida é ainda mais impressionante, na ordem dos 11,9%.
Este grande acréscimo de dormidas em 2023 na região verificou-se tanto nas dormidas dos visitantes nacionais como dos que chegaram de fora do país. As dormidas de residentes em Portugal subiram de forma expressiva: tinham sido 4.016.888 em 2019 e os números preliminares de 2023 apontam para 4.663.421. Uma subida de 16,1%, que mostra que o território do Centro de Portugal atrai cada vez mais visitantes de outras regiões nacionais.
Ao mesmo tempo, as dormidas de visitantes internacionais continuaram a aumentar. Os números preliminares de 2023 indicam um aumento de 5,9%, em relação a 2019, totalizando 3.302.477 dormidas.
Acresce que os números hoje revelados podem ser revistos em alta, quando os dados preliminares do INE se tornarem definitos, em julho.
O curso de Turismo Étnico oferecido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril tem como objetivo sensibilizar os profissionais do setor para a valorização da riqueza cultural e das experiências diferenciadoras proporcionadas por essa vertente do turismo. Com uma duração de 15 horas, em formato à distância e de participação gratuita, o curso aborda conceitos fundamentais como autenticidade, commodification, minorias étnicas, exotismo cultural e novas experiências turísticas. Destinado a profissionais do setor do turismo, a formação ocorre entre os dias 7 e 28 de março de 2024, das 14h00 às 17h00, sendo necessário uma presença mínima de 90% para obtenção do certificado. Para mais detalhes e inscrições, é possível contactar através do e-mail sofia.albuquerque@escolas.turismodeportugal.pt.
A necessidade de identificar as nuances do turismo étnico, permite aos profissionais do setor promover práticas que respeitem e valorizem as diversas tradições culturais que refletem a identidade de determinados territórios.
Profissionais do setor do turismo.
Obtenção de certificado sujeita a uma presença mínima em 90% da ação.